Páginas

2 de out de 2013

Decor: Cores e Sensações

Boa tarde pessoal. Estão tendo uma boa semana? Bom, hoje queria tratar de um assunto muito agradável e de grande utilidade. As cores. E como elas interferem diretamente na nossa percepção dos ambientes e na nossa vida. Todo mundo conhece aquela expressão: “Estou verde de fome.” Ou até “Azul de raiva.” E por que dessas expressões tão comuns no nosso dia a dia? As cores tem o poder de nos fazer inconscientemente sentir fome, frio, calor, aconchego, entre outras sensações.

Falando nisso, andei pesquisando recentemente e descobri o Hotel Pantone, na Bélgica.  Para quem não sabe, a Pantone é uma famosa empresa conhecida pelo seu sistema de cores. Mas voltando ao hotel, achei bem interessante a proposta, cada um dos sete andares são iluminados por paletas de cores diferentes para complementar as emoções dos hóspedes com matizes distintas. Reforçando ainda mais a ideia de que as cores influem na nossa impressão.
Mas é preciso ter cuidado pois existem cores, as muito vibrantes normalmente, que enjoam rápido e causam sensação de desconforto. Estas cores são recomendadas para ambientes em que você não precisa passar muito tempo. Banheiros, corredores e cozinhas em alguns casos são boas opções se você quer investir em algo mais marcante. Mas então vamos aos exemplos, lembrando que é tudo muito sugestivo e claro que se você gosta de determinada cor, não tem por que não usá-la se a mesma vai te trazer energias boas.
O vermelho é uma cor primária que nos remete a paixão, calor e perigo. É uma cor de personalidade forte.  Se usada com tons neutros pode sim ser aplicada em ambientes do cotidiano e trazer uma sensação de aconchego. Mas em excesso pode causar um certo desconforto visual. É uma excelente opção para se usar em cozinhas por exemplo por ser uma cor estimulante. Se usada em quartos, remete diretamente ao clima de paixão, o que também é bem propício. 
O amarelo é uma cor clara, que se aproxima muito do branco. Mas se usada sobre o preto ganha força. A cor do ouro, riqueza, do movimento, conforto, espontaneidade, euforia, expectativa... De acordo com o feng shui, a cor amarela transmite senso de tolerância, paciência e sabedoria. Assim como o vermelho, é uma cor extremamente estimulante, e da mesma forma, uma cor apropriada para cozinhas. (A não ser que você esteja de dieta, rs.) Em salas pode trazer a sensação de alegria e aconchego. Em quartos também, mas precisa ser dosado pois pode atrapalhar na hora de relaxar. Combinado ao cinza e/ou ao preto se torna mais sóbria e moderna. No home office pode ser inspiradora já que te deixa alerta e incentiva a criatividade.
O  azul é a matiz mais fria existente. Remete ao mar, céu, verdade, paz, serenidade, infinito, confiança, amizade, sentimento profundo... É uma cor bastante interessante para ser usada em banheiros por trazer a sensação de limpeza e higiene. Critério que também se aplica a cozinha neste sentido. Se combinada ao azul marinho pode trazer mais maturidade. Também é indicada em ambientes de estudo por instigar o raciocínio lógico e a concentração. É bem propícia para quartos por possuir propriedades calmantes. 
O verde simboliza a natureza, vitalidade, liberdade, saúde, dinheiro e juventude. É uma cor elegante,  revigorante, relaxante e reduz a tensão. É bastante indicada para banheiros por transmitir sensação de limpeza e frescor. Em quartos provoca sensação de descanso, paz e serenidade, o que é muito apropriado. O verde, se usado em tons mais escuros, torna-se mais sofisticado, combinando muito bem com madeira em tons naturais. Eu particularmente adoro esta dupla. Acho chique e muito clássico, não tem erro.
O laranja significa fartura e vigor, em doses pequenas estimula os sentidos, a criatividade, o diálogo e o apetite, por este motivo, é bastante recomentada em cozinhas e até salas de estar. Também nos transmite energias positivas, a motivação e prosperidade, o que pode ser muito propício para um home office. Já em quartos pode nos transmitir sensação de aconchego e ser um ótimo estímulo para levantar de manhã.
O branco é a mistura de todas as cores, nos transmite paz, tranquilidade e pureza. É uma cor extremamente positiva e por ser uma cor neutra, se mistura facilmente a qualquer outra, em um ambiente pequeno pode nos trazer a sensação de que o mesmo é maior do que realmente é. Deve-se sempre ser bem dosado para não trazer uma sensação de frieza. O ideal é mesclar com cores e texturas diferentes para evitar este problema.
O preto é uma cor muito elegante e sofisticada, se usada na medida. Representa sabedoria e profundidade intelectual. Em excesso pode ser opressivo e depressivo. Significa a “ausência de cor”. Ideal para aplicar em detalhes ou pontos de destaque no ambiente. Em lugares com o pé direito muito alto, pode ser usada no teto, para dar a sensação de rebaixo. 
- - - 
Como temos uma gama de cores muito ampla, não posso falar de todas em um post só, isso renderia assunto até semana que vem. Então deixo aqui mais algumas opções de cores para vocês se inspirarem. Em resumo, acho que as cores tornam nossa vida muito mais alegre, e por que não usar deste artifício para nos trazer momentos de tranquilidade e boas vibrações. Se eu tiver inspirado um de vocês a fazer uma mudança ou aprimorar as cores de suas casas, já vou ter o sentimento de dever cumprido.
- - - 
Espero que tenham gostado. Deixe seu comentário abaixo. 
Qualquer sugestão positiva é bem vinda. Até a próxima.
1 Comentários

1 comentários:

  1. Adorei muito o post com as decor lindas e detalhes sobre as cores. Demais!!


    André Santos!
    www.boletimdamoda.blogspot.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir

Receber a sua opinião é sempre um prazer. Deixe um comentário! Obrigado a todos!