Páginas

30 de out de 2013

Decor: Jardim de Varanda

Bom dia pessoal, como vocês estão? Como eu havia falado em um dos posts anteriores eu tinha muita vontade de ter um cantinho aqui em casa com minhas plantas. Sempre gostei de cozinhar e usar temperos variados, então resolvi fazer meu próprio canteiro. Afinal, ter diversas espécies ao meu alcance me parecia ser uma ideia ótima. No início eu não sabia por onde começar. Estava meio receoso, não sabia se ia ter tempo de cuidar das plantas, ou mesmo se ia querer me dar ao trabalho de plantar. Mas eu me diverti tanto e o resultado foi tão satisfatório que estou planejando ampliar a horta em breve. 

As pessoas pensam que ter um jardim é tarefa difícil e da muito trabalho, mas na verdade a história é bem diferente. Plantar é uma atividade muito prazerosa e até mesmo terapêutica. E se a desculpa é falta de quintal com terra, o problema pode ser facilmente resolvido se você optar por plantar em vasos. O que pode até ser esteticamente interessante, pois seus temperos e ervas vão ser arranjos muito charmosos e decorativos também. Para quem nunca plantou antes, assim como eu, o ideal é começar aos poucos. Temperos e chás são ótimas opções, pois são plantas normalmente de pequeno porte e o tratamento é simples e prático.  

Como eu não conhecia muito bem técnicas de plantio recorri a minha vó que desde sempre foi muito apegada a plantas e adora jardinagem e ela me deu algumas dicas de como plantar, qual terra usar, o lugar ideal e também me sugeriu algumas espécies que eu não conhecia. O que me deixou bastante animado por que vou poder me aventurar usando diversos temperos diferentes agora.

Quando fui até a floricultura comprar minhas mudas, recebi mais algumas orientações de plantio, como por exemplo, colocar uma camada de pedrinhas antes da terra no vazo para a água poder escoar, ou quais plantas precisavam de um espaço maior para poder crescer. 

Aqui vão algumas fotos do processo construção da minha horta.
Eu me empolguei e fiz até um suporte para colocar os vasos.
Imagens: Gabriel Loeffler - Montagem: Juliano Dias
- - -
E caso você queira começar a montar a sua horta,
fica aqui alguns materiais que você irá precisar:

    • Floreira  grande
    • Terra adubada
    • Pá de jardinagem
    • Brita (para o fundo da floreira)
    • Mudas ou sementes de sua preferência
    E então deu vontade de criar a sua horta? O que acharam da matéria? 
    Beijos e uma ótima semana a todos!

            2 Comentários

            2 comentários:

            1. Gostei muito da dica e do post. Demais!!

              André Santos!
              www.boletimdamoda.blogspot.com.br

              Bjs.

              ResponderExcluir

            Receber a sua opinião é sempre um prazer. Deixe um comentário! Obrigado a todos!